quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Análise de um site


Usabilidade em um site é um conceito importante quando se trata de comunicação. Um site precisa ser claro e de fácil acesso aos usuários que recorrerem as informações disponíveis nele. O site da Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas é um bom exemplo de usabilidade em um site.

O site em si é bem simples, sem muitas ferramentas, porém é bastante útil. Todas as informações relevantes estão disponíveis no site. No lado superior esquerdo existe uma lista com ícones como "História", "Licitações", "Vereadores" e etc, nos quais estão todas informações referentes aos ícones e de acesso rápido, pois o usuário necessita de apenas um clique para encontrar a informação que procura.

Alguns ícones possuem sub-divisões, tais como "História", "Vereadores" e outros, porém se utilizando da usabilidade. Um dos ícones que me chamaram bastante a atenção foi o "Concurso Público", que lança o usuário para uma página com a informação sobre o concurso e já disponibiliza um link para que o mesmo que tiver interesse, faça sua inscrição no concurso.

O site também disponibiliza notícias que falam sobre as atividades da câmara, o que fornece para quem acessa bastante informação. O único ícone que achei ambíguo foi um que se refere a TV Câmara, que embora fale sobre a mesma, dá a idéia de que, ao acessar este ícone, o usuario terá acesso ao vivo à TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário