quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aprendendo sobre a Canaricultura

A entrevista a seguir trata sobre a criação de canários, uma prática legal, mas que muitas pessoas desconhecem e fazem pré-julgamentos. O entrevistado é o presidente da Sociedade de Criadores de Canários de Pelotas (SCCP), Juvenal Martins, que este ano receberá uma homenagem pelos 50 anos como criador de canários. Na conversa com Juvenal, os temas abordados vão desde a legalidade da prática até dicas para quem deseja começar a criar canários.


Jornalimo Digital: Qual a denominação dada às pessoas que criam canários?

Juvenal Martins: Em geral, criador de canários é o termo mais usado. No entanto, o termo correto é canaricultor.

Jornalismo Digital: Por que as pessoas desenvolvem este hobby?

Juvenal Martins: Esta prática existe há cerca de 500 anos e começou com marinheiros, que em suas longas viagens tinham as aves como companhia. Com o passar dos anos, outras pessoas continuaram cultivando esta prática. Muita "gente" inicia este hobby pelo fato de gostar de animais e escolhem os canários por gostar do canto que cada espécie emite.

Jornalismo Digital: Em relação à legalidade desta prática, o que o senhor tem a nos dizer?

Juvenal Martins: Muitas pessoas fazem confusão com relação a legalidade desta prática. Este tipo de canário, que é popularmente conhecido por "Canário Belga", somente é encontrado em âmbito doméstico. Este tipo de ave não conseguiria mais sobreviver na natureza, pois após longos anos criados em cativeiro, elas perderam totalmente a condição de buscar alimentação. No entanto, é importantíssimo ressaltar, que as pessoas que pretendem começar a criar canários não podem confudir Canários Belgas com estes que encontramos na natureza, que são conhecidos como Canários Silvestres. Estes sim, se encontrados mantidos em cativeiro considera-se crime ambiental.

Jornalismo Digital: Existe alguma entidade no Brasil que reúna criadores de canários?

Juvenal Martins: Existe sim. Na verdade, existem várias entidades deste tipo no Brasil, porém a mais importante é a Federação Ornitológica do Brasil (FOB), que trata dos assuntos relacionados à canários em âmbito nacional. No Rio Grande do Sul existe a Federação Ornitológica Gaúcha (FOG), que exerce a mesma função da FOB, só que no âmbito estudual. Já em Pelotas, nós temos a Sociedade de Criadores de Canários de Pelotas (SCCP), que foi fundada em 18 de junho de 1933.


Jornalismo Digital: Quanto à parte comercial, existem exposições em Pelotas?

Juvenal Martins: Sim, não só em Pelotas como também no Rio Grande do Sul e no Brasil. Em Pelotas o encontro acontece no mês de maio. Já os encontros estaduais e brasileiros acontecem em junho e julho, respectivamente. Nestes encontros são realizados os campeonatos, nos quais são premiados os melhores canários.

Jornalismo Digital: Qual a dica que o senhor dá para quem deseja iniciar esta prática?

Juvenal Martins: É preciso muita dedicação e, principalmente, gostar bastante de canários, pois para se tornar um grande criador é necessário tempo e muito estudo. Buscar informações com outros criadores é fundamental para quem está iniciando e para quem tiver interesse basta procurar a SCCP, que fica na rua Marcílio Dias, nº 1143, lá o interessado vai encontrar pessoas que terão o maior prazer de ajudar com esses primeiros passos.

Família Martins: Juvenal, Sheila e Paulo. Pai, mãe e filho, todos envolvidos com a canaricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário